Motores Yamara

            É essencial para todo o profissional reparador, conhecer as características dos diferentes tipos de motor para lidar com qualquer tipo de demanda. Para estar apto a prestar o atendimento é preciso dominar o funcionamento e as diferenças de tempo de um motor de popa, assim como possuir as ferramentas certas para a manutenção.

O que é um motor de popa?

            O motor de popa é um motor composto de uma ou mais hélices, usado para equipar veículos náuticos, como lanchas, botes e barcos de pequeno porte. Uma de suas principais característica é que esse motor é independente do casco de navio, sendo acoplado ou fixado após a construção naval. O nome do motor se refere à localização na parte traseira das embarcações, mais conhecida como popa.

            Esse tipo de motor é recomendado para navegação em regiões de baixa profundidade, seja para atividades de pesca, esporte ou lazer.

Motor de Popa Yamaha

            A Yamaha possui diversos modelos de motores de popa variando conforme a potência, o principal dos motores da Yamaha, é que eles são planejados e desenvolvidos para funcionar sob as condições nacionais, ou seja, os componentes usados na fabricação são exclusivos para funcionar em águas brasileiras, funcionando perfeitamente com a gasolina brasileira que é diferente da gasolina de outros países, possuindo uma mistura de até 27% de etanol em sua composição.

            A tropicalização do motor, contribuí para um menor desgaste dos componentes internos, reduzindo o custo de manutenção, consequentemente, aumentando a vida útil do motor. 

Motores Yamaha de 2 tempos

            Os motores dois tempos não possuem válvulas de admissão e escapamento, apresentando apenas as etapas de compressão e combustão. Esse tipo de motor se destaca pela alta durabilidade e pela economia de combustível, notada em especial nos mais modernos, com sistema de injeção eletrônica. A construção mais simples os torna também mais leves, fazendo com que sejam comuns entre pescadores amadores e pessoas que utilizam veículos náuticos para fins de lazer.

            A Linha de motores portáteis da Yamaha possui motores de 4HP, 15HP, 30HP e 40HP, atendendo as principais demandas do mercado. Dentre as principais vantagens desses motores, destacam-se: 

  • o peso reduzido, variando de 21Kg a 36Kg, para os motores de 4HP e 15 HP e 53Kg a 82Kg para os motores de 30HP e 40HP, respectivamente.
  • A altura da rabeta, que atende padrões nacionais e internacionais.
  • Abertura para entrada de óleo, para evitar que ocorram danos no motor.
  • Capô acústico mais resistente a quebras e efeitos do tempo.
  • Ajuste para navegação em águas rasas.

Motores Yamaha de 4 tempos

            As quatro etapas de funcionamento — admissão, compressão, combustão e escape — conferem maior potência com menos ruído e vibração. Para manter o bom funcionamento, são necessários alguns cuidados preventivos periódicos, como a troca do óleo do cárter, o ajuste das válvulas e a inspeção da correia dentada, substituindo-a se necessário. Uma grande vantagem desse tipo de motor é a economia de combustível e baixa emissão de poluentes.

            A Yamaha possui algumas famílias na categoria 4 tempos, uma delas é formada pelos motores F6,F20, F25, F60 e F90 são motores versáteis e econômicos. Dentre as principais vantagens desses motores, destacam-se:

  • Alça ergonômica para facilitar o transporte.
  • Possui um sistema contra vazamento de óleo, que possibilita que o motor seja armazenado de lado.
  • Ecologicamente correto.
  • Versatilidade, se adaptando a vários tipos de barcos.
  • Possui injeção eletrônica.
  • Sistema para minimização de vibrações no motor.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *