É essencial para todo o profissional reparador, conhecer as características dos diferentes tipos de motor para lidar com qualquer tipo de demanda. Para estar apto a prestar o atendimento é preciso dominar o funcionamento e as diferenças de tempo de um motor de popa, assim como possuir as ferramentas certas para a manutenção.
O que é um motor de popa?
O motor de popa é um motor composto de uma ou mais hélices, usado para equipar veículos náuticos, como lanchas, botes e barcos de pequeno porte. Uma de suas principais característica é que esse motor é independente do casco de navio, sendo acoplado ou fixado após a construção naval. O nome do motor se refere à localização na parte traseira das embarcações, mais conhecida como popa.
Esse tipo de motor é recomendado para navegação em regiões de baixa profundidade, seja para atividades de pesca, esporte ou lazer.
Motor de Popa Yamaha
A Yamaha possui diversos modelos de motores de popa variando conforme a potência, o principal dos motores da Yamaha, é que eles são planejados e desenvolvidos para funcionar sob as condições nacionais, ou seja, os componentes usados na fabricação são exclusivos para funcionar em águas brasileiras, funcionando perfeitamente com a gasolina brasileira que é diferente da gasolina de outros países, possuindo uma mistura de até 27% de etanol em sua composição.
A tropicalização do motor, contribuí para um menor desgaste dos componentes internos, reduzindo o custo de manutenção, consequentemente, aumentando a vida útil do motor.
Motores Yamaha de 2 tempos
Os motores dois tempos não possuem válvulas de admissão e escapamento, apresentando apenas as etapas de compressão e combustão. Esse tipo de motor se destaca pela alta durabilidade e pela economia de combustível, notada em especial nos mais modernos, com sistema de injeção eletrônica. A construção mais simples os torna também mais leves, fazendo com que sejam comuns entre pescadores amadores e pessoas que utilizam veículos náuticos para fins de lazer.
A Linha de motores portáteis da Yamaha possui motores de 4HP, 15HP, 30HP e 40HP, atendendo as principais demandas do mercado. Dentre as principais vantagens desses motores, destacam-se:
- o peso reduzido, variando de 21Kg a 36Kg, para os motores de 4HP e 15 HP e 53Kg a 82Kg para os motores de 30HP e 40HP, respectivamente.
- A altura da rabeta, que atende padrões nacionais e internacionais.
- Abertura para entrada de óleo, para evitar que ocorram danos no motor.
- Capô acústico mais resistente a quebras e efeitos do tempo.
- Ajuste para navegação em águas rasas.
Motores Yamaha de 4 tempos
As quatro etapas de funcionamento — admissão, compressão, combustão e escape — conferem maior potência com menos ruído e vibração. Para manter o bom funcionamento, são necessários alguns cuidados preventivos periódicos, como a troca do óleo do cárter, o ajuste das válvulas e a inspeção da correia dentada, substituindo-a se necessário. Uma grande vantagem desse tipo de motor é a economia de combustível e baixa emissão de poluentes.
A Yamaha possui algumas famílias na categoria 4 tempos, uma delas é formada pelos motores F6,F20, F25, F60 e F90 são motores versáteis e econômicos. Dentre as principais vantagens desses motores, destacam-se:
- Alça ergonômica para facilitar o transporte.
- Possui um sistema contra vazamento de óleo, que possibilita que o motor seja armazenado de lado.
- Ecologicamente correto.
- Versatilidade, se adaptando a vários tipos de barcos.
- Possui injeção eletrônica.
- Sistema para minimização de vibrações no motor.